Novo portal da UFVJM
Em consequência do lançamento da IDG (Identidade Digital do Governo) na versão 2.0 pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), houve a necessidade de criação de um novo portal institucional para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que se adequasse às novas normas estabelecidas de padrão digital.
Vários elementos das páginas, menus, estruturas de informação e outras características deveriam ser alterados para atender tais exigências, que segundo o governo trazem melhorias para aproximar cidadãos dos serviços públicos. A criação do novo portal da universidade foi de inteira responsabilidade da Dicom (Diretoria de Comunicação Social).
Assim, minha equipe formada por 5 pessoas, sendo 2 estagiários do curso de Sistemas de Informação, 1 técnico em TI, uma profissional terceirizada e uma revisora textual, decidiu utilizar algumas tecnologias de acordo com recomendações do governo federal e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da própria universidade. Pode-se citar entre as ferramentas e linguagens manipuladas as seguintes:
- CMS Plone
- Docker
- Rancher
- LDAP
- JavaScript
- Varnish
Para concluir, o desenvolvimento do sistema de comunicação foi finalizado com sucesso e este disponível para avaliação para toda a comunidade acadêmica. Também é conveniente relatar que fomos a primeira universidade do Brasil a lançar o portal na versão 2.0 da IDG, o que nos deixou muito satisfeitos.
Após o início da criação dos outros sites institucionais pertencentes à UFVJM, tais como sites de pró-reitorias, diretorias e unidades acadêmicas, logicamente promovemos cursos e constantemente tiramos dúvidas dos servidores e estagiários sobre a manipulação do Plone, mas o passo mais importante já foi finalizado.